Erros médicos podem ser classificados em três tipos: negligência (quando resultam de falta de atenção e cuidado), imperícia (quando o médico não é totalmente capacitado para realizar o tratamento que gerou o erro) e imprudência (médico opta, precipitadamente, por procedimento não indicado e não comprovado cientificamente).

O que é considerado Erro Médico
Erro de diagnóstico;
Erro de procedimento;
Erro no procedimento.
O que cateteriza o Erro Médico
Imprudência
Negligência
Imperícia
Processo por erro médico
Comprovada a Imprudência, Negligência ou Imperícia, o médico deverá pagar uma indenização por danos morais através de ação judicial. A indenização varia conforme o dano sofrido.
O que diz a lei
A lei determina que todo dano sofrido pelo paciente seja totalmente reparado. Isso se aplica tanto a ressarcimento de valores gastos como à indenização por danos morais.
A vítima deve ser indenizada não somente pelas despesas do tratamento, mas também pelo impedimento do exercício da sua profissão.
Portanto, se o dano impediu o paciente de trabalhar, ele deve ser indenizado conforme o tempo necessário para a sua recuperação.
Em caso de óbito, devem ser ressarcidas tanto as despesas do tratamento quanto as do funeral do paciente.
Se o paciente tiver dependentes, é preciso também arcar com despesas de alimentação, levando em conta a sua expectativa de vida.
Comentários